terça-feira, 26 de agosto de 2008

Autonomia raptada

"Vivíamos numa terra onde a pobreza era imensa e as desigualdades sociais enormes, onde os factores do desenvolvimento eram asfixiados pela burocracia, o desprezo e o abandono do Estado. E, claro, onde não havia liberdade política, como não havia no resto país.
Quando o poder estava longe, muito longe, queixávamo-nos, lamentávamo-nos e manifestávamo-nos na medida do possível contra essa distância que alimentava a nossa impotência. O poder estava tão longe que parecia uma abstracção, uma miragem inacessível.
Hoje, o poder está perto, demasiado perto, intromete-se em tudo, decide de tudo e mais alguma coisa, passou-se do 8 para o 88 no espaço de trinta anos.
O centralismo do Terreiro do Paço foi substituído pelo centralismo da Quinta Vigia (aliás, Quinta das Angústias - pois o senhorio até muda os nomes às quintas e prefere vigiar a sentir-se angustiado).
Já não há senhorios nem colonos nas terras - há um único senhorio sobre a terra. Nada se faz na Madeira sem o beneplácito desse senhorio absoluto, cujo partido controla todos os orgãos de poder. Não há poder local nem poderes particulares que possam contrariá-lo ou escapar aos seus desígnios, ou que disponham de autonomia de qualquer espécie. A autonomia significa, hoje, a centralização de todos os poderes num homem só."
Vicente Jorge Silva

in

A Madeira na história: escritos sobre a pré-autonomia/ António Loja... [et. al.] ; coord. João Abel de Freitas. - Lisboa: Âncora, 2008. - 312 p. ; 23 cm. - (Ágora)

5 comentários:

Anônimo disse...

Tenho lapas frescas e grandes(apanhadas esta tarde) e castanhetas fresquinhas para venda. Tudo a correr a 6 €.
Contactem mazzola@aeiou.pt

Anônimo disse...

Ouvi dizer que a ASAE está a preparar uma operação à casa do mazzola...

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Convido-vos a ver estas 2 fotos de são vicente, lol:

http://www.miradouro.pt/galeria/main.php?g2_itemId=6945

http://www.miradouro.pt/galeria/main.php?g2_itemId=6949

É assim que o PSD gere o nosso dinheirinho! Depois ainda tem a lata de dizer que é o Sócrates que rouba dinheiro à Madeira! loool

José Leite disse...

Enfim, o big brother mora na Quinta Vigia!...

Anônimo disse...

Hiya every body, awsome image! love it > frm harrison who loves [URL=http://free-sim-cards.org.uk]free sim cards[/URL]