quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Abstenção: quando o filão é menor do que aparenta

A. G. Mendonça in DN (Madeira)

Maioria absoluta
Data: 18-06-2007

Aqui nesta terra ouve-se falar com frequência, que um determinado partido político possui desde há longos anos sempre maiorias absolutas nos actos eleitorais. Não é preciso saber fazer contas para verificar que o PSD/Madeira não tem nem nunca teve a maioria dos votos dos eleitores madeirenses. De facto cerca de 40% dos madeirenses não costumam pôr os pés nas mesas de voto. Penso que quando se gosta de um partido político, quando há eleições, vai-se lá e vota-se e se o líder desse partido for uma espécie de sol que a todos ilumina, então vai-se a correr votar. Porque será que cerca de 92 mil madeiresse não vão votar? Haverá com certeza motivos vários, entre os quais o comportamento dos políticos e das políticas que vêm sendo seguidas há longos 30 anos pelo partido que governa esta ilha. Com efeito, estes senhores instalaram um sistema tentacular e clientelar por toda a ilha, criando comissões políticas por todo o lado. São as comissões políticas de concelho, de freguesia, de sítio, virão a seguir as comissões políticas de vereda e de beco e já não faltará muito para cada lar madeirense ter a sua comissão política. Não é verdade que estes cavalheiros estejam preocupados com o povo madeirense. Apesar de esbanjarem incorrectamente muitos milhões do erário público, recusam, sistematicamente, um complemento nas pensões miseráveis dos idosos e que os cidadãos açorianos nestas condições recebem há muito tempo. Vejam por comparação os preços praticados nos Açores nos combustíveis, gás, electricidade, portos, etc. e chegarão à conclusão que o governo regional que temos, há muito que anda a pôr a pata em cima dos madeirenses. Gostava de ver o novo sr. Bispo não permitir que indivíduos sem escrúpulos andem na saída das missas a incomodar os fiéis na caça ao voto. A igreja é um local de culto da fé e não do culto do tacho. Para concluir, e resumindo, vivemos numa ilha que tem cerca de 231.500 eleitores. O partido laranja obteve cerca de 90.400 votos. Cerca de 141 mil madeirenses não votaram PSD. Eu penso que eles tiveram uma vitória estrondosa, esmagadora, incomparável e os foguetes foram muito poucos para tão grande maioria absoluta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é...e tu falas falas e não fazes nada! Vai mas e pedir desculpas ao sr padre que foi mais que um pai para ti e para a tua família...es mesmo muito ingrato! Queres é poleiro.

amsf disse...

Caro anónimo,

Fala mais baixo não vá o Sr. Bispo saber que há um padre com filhos por ai. Olha que a frase do actual bispo é "Põe-te ao largo"...se ele sabe disso põe-o ao largo...

Poleiro querem os galos e as galinhas e como não sou nem uma coisa nem outra...
Quem quer "poleiro" defende as cores do PSD ou inscreve-se num partido por forma a alcançar um lugar de liderança. Como saberá não tenho qualquer ligação ao PSD e não sou militante de qualquer partido. No entanto devo reconhecer que este ano recebi 52,28 euro pela minha actividade política (não são limpos porque ainda tenho que pagar IRS).

O referido padre que não se esqueça de não confundir promessas com cumprimento das mesmas.

Ele que não se esqueça que quem se vangloria da sua pretensa "generosidade" na terra perde as recompenças do cêu. Como padre tem a responsabilidade de acreditar nisso.

Se ele conseguir contabilizar essa de ser "[...]mais que um pai para ti [...] que me envie a factura. Mas não se surpreenda se receber uma para pagar com juros (já se passaram 21 anos) e IVA incluidos. Ele que se despache pois as dívidas bem como os crimes parece que prescrevem ao fim de 25 anos!

Até logo !!!