terça-feira, 25 de março de 2008

Descontinuidade territorial: resultados da sondagem

Concordaria que cada madeirense recebesse todos os anos um cheque no valor de 3.000,00 devido à descontinuidade territorial ficando o Estado português sem quaisquer responsabilidades financeiras para com a Madeira?

Não
22 (57%)

Sim
15 (39%)

Talvez
1 (2%)

Total de votos: 38
3.000,00 x 265.000 = 795 milhões de euros
Resumindo:
A maioria dos que livremente responderam ao inquérito consideraram que 795 milhões de euros anuais seriam insuficientes para compensar os madeirenses pela descontinuidade territorial.
Estes resultados obrigam-me a concluir que os madeirenses ignoram quais as actuais contribuições financeiras da República para com a RAM e que a matemática é um problema para muito boa gente.
Parece que há quem ache que 795 milhões de euros anuais não seriam suficientes para compensar a descontinuidade territorial. Absurdo!

8 comentários:

Anônimo disse...

Não esquecer que alguns preferem que a distribuição da verba compensadora da descontinuidade territorial seja segundo o seu próprio critério...
Roberto Robles

Saúl Dantas disse...

A sndagem está viciada meu caro! Quando os resultados não são aqueles que queremos há que os descridibilizar meu caro. Simples...

amsf disse...

Caro "amigo" renato azevedo

Objectivamente não poderá acusar-me de descredibilizar os resultados pois não o fiz e os resultados obtidos correspondem às minhas expectativas. Com esta sondagem tentei provar que haverá pessoas capazes, no campo teórico, por partidarite aguda, de decidir contra os seus próprios interesses em favor do PSD/M. Quem votou contra um Cheque Insularidade no valor de 3.000,00 euro anuais para cada madeirense (3.000,00 euro x 265.000 madeirenses = 795 milhões de euro) te-lo-á feito por uma das quatro razões:
1-Não sabe fazer contas;
2-A partidarite aguda impediu-o de concordar com uma medida que poderia retirar poder político ao PSD/M;
3-Porque é um dos privilegiados que pelo seu estilo de vida beneficia de muito mais do que 3.000 euro por conta da insularidade (viagens, etc);
4-Porque não tem noção do significado do termo "descontinuidade territorial" ou "insularidade".

Quem tiver disponibilidade para fazer a sua declaração de voto agradeço.

Como é evidente responder a esta sondagem implicava ter conhecimentos que a maioria não tem. A maioria terá respondido ao inquérito sem ter lido o post em que era explicado o sentido de "descontinuidade territorial".

Saúl Dantas disse...

E você sempre "a dar-lhe" com o Renato Azevedo!!

Caro AMSF, mas você acha que alguém, no seu perfeito juizo, votaria a favor de um "cheque de insularidade"??!! E olhe que eu até sou bom em Matemática...

amsf disse...

Acredito que seja "bom" em matemática no entanto não acredito que possua os conhecimentos para saber que parcelas somar. Aliás suspeito que não saiba quais são os deveres da República para com a Madeira enquanto território português e enquanto território português insular. São “estatutos” completamente diferentes. A região recebe verbas específicas por cada um destes "estatutos". Enquanto território português, como qualquer outra região, autarquia, receberá c/ de 400 milhões de euro anuais, enquanto região insular (descontinuidade territorial) não consigo quantificar os montantes no entanto penso serem muito inferiores aos mencionados na sondagem (795 milhões) pelo que recusar um "Cheque Insularidade" naquele montante revela pouca inteligência. Como é evidente sei que outras pessoas que não madeirenses terão votado contra essa hipótese não por acharem pouco mas por acharem excessivo. De facto é excessivo e só o meu "amigo" biólogo e agora matemático não o percebe!
Aliás o "amigo" nas suas intervenções faz declarações generalistas sem nunca expor uma ideia concreta!

Saúl Dantas disse...

Elementar meu "adorável amigo". Eu, ao contrário de muitos que por aí andam, só falo de assuntos específicos com conhecimento de causa. Como não sou "especialista" em Economia... ainda se fosse mecânica, a minha área!

amsf disse...

Vejo que mantém o currículo de cobertura da sua personagem: mecânico nocturno!

amsf disse...

Entretanto, mais de 30 anos depois, o PSD/M aprova um estudo para averiguar quanto custa a insularidade. O líder da bancada parlamentar do PS/M, deputado Victor Freitas, afirmou que o Estado gastou em 2006 250 milhões de euro por conta da insularidade madeirense...Veremos se esse estudo avança e se os resultados são credíveis...suspeito que o PSD/M pretenda um estudo significativamente empolado como forma de reacender a guerra com a república!