quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sociedades de Desenvolvimento: Fixem estes nomes

Rui A. Freitas, Francisco Taboada, Pedro Ferreira e Paulo Sousa in DN (Madeira)
Esclarecimento
Data: 17-08-2007

Publicou o DN um artigo intitulado "GR "escondeu" relatório durante mês e meio", no qual na sua parte final se faz referência às sociedades de desenvolvimento, que por serem falsas e insinuantes, consideramos essencial esclarecer:

1 - As sociedades de desenvolvimento, por imperativo legal expresso nos seus estatutos, têm as suas contas auditadas por empresas da especialidade, assim como são objecto de revisão legal por Revisor Oficial de Contas, tal com são sujeitas a inspecções - e têm-no sido - designadamente pelo Tribunal de Contas.

2 - Os Planos de Investimentos e respectivo financiamento destas sociedades são aprovados anualmente pelos respectivos accionistas - Câmara Municipais e Governo Regional da Madeira. Os investimentos, quer do Governo quer das Câmaras Municipais, são financiados pelo Orçamento Regional e pelos contribuintes, enquanto os realizados pelas Sociedades de Desenvolvimento são concretizados com recurso ao financiamento bancário, e por isso, naturalmente, estas têm endividamento.

3 - As expropriações necessárias ao desenvolvimento das obras foram feitas pelas respectivas sociedades de desenvolvimento ou pelo Governo Regional, dentro da legalidade e nunca através dos empreiteiros. A responsabilidade destas declarações falsas será discutida em sede própria.

O Presidente da Sociedade de Desenvolvimento do Norte, Rui Adriano Freitas
O Presidente da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, Francisco Taboada
O Presidente da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, Pedro Ferreira
O Presidente da Sociedade Ponta Oeste, Paulo Sousa.

4 comentários:

amsf disse...

Estes também se escudam no Tribunal de Contas como o fez o Miguel Albuquerque e foi o que se viu no tal famoso relatório da Vice-Presidência. Relatório que apesar de tudo não teve plenas consequências legais devido à incompetência dos técnicos que o fizeram e do “facilitismo”do Ministério Público. Processem-me !

Ao contrário do que é voz comum, PJ, Tribunal de Contas têm méritos públicos que não correspondem à realidade.

Recentemente li um relatório do Tribunal de Contas, sobre uma instituição de ensino, que entre os milhares de processos investigou c/ de uma dezena (por amostragem). Num desses o Tribunal de Contas foi descaradamente enganado. Um indivíduo deu aulas como docente nessa instituição e no entanto surge no relatório como alguém a quem a instituição terá pago 20.000,00 euro para actualizar uma página de internet de um determinado sector dessa instituição. Esse departamento tem uma página de internet incorporado na página mãe, página que em nada se distingue das restantes pelos poucos conteúdos que disponibiliza e pela pouca necessidade de actualizações, o indivíduo pouco percebe de informática e efectivamente não fez mais do que dar aulas como professor na instituição em causa!

O Estado está a cair de podre e os seus cidadãos só consentem a autoridade do mesmo por ignorarem a situação e temerem as eventuais consequências.

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

A sociedade de desenvolvimento do norte fez uns caixotes na vila de são vicente que são uma verdadeira vergonha, tem um autosilo por baixo que está fechado. É uma obra que está ali so a fazer fachada e se calhar ainda está toda por pagar! Ficava mais bonito as canas da ribeira lá, ao menos purificavam o ar!

Anônimo disse...

esta é a namorada de sócrates??
PSD quer explicações sobre escolha de Fernanda Câncio
O PSD quer explicações sobre a escolha de Fernanda Câncio, jornalista do Diário do Notícias, para trabalhar no programa «O Meu Bairro», na RTP 2, na medida em que considera que no âmbito do controlo da despesa a televisão pública deveria ter optado por um profissional da casa.

amsf disse...

À Central de desinformação do PSD

Fernanda Câncio não foi contratada pela RTP2. Esta estação é que contratou a produtora onde trabalha a Fernanda Câncio. Esta além de ser actualmente jornalista também já trabalhou na SIC. Será que na altura era namorada do Pinto Balsemão (PSD)?