quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Habitação e impostos

Guilherme Correia in DN (Madeira)

31-01-2007


O Imposto Imobiliário no Funchal

Eu vivo na Rua dos Piornais em S. Martinho, num apartamento com 26 anos de idade de construção e pago por isso cerca de 500 Euros de Imposto Imobiliário à Câmara do Funchal. Sou aposentado, e só isso leva-me 3/4 da pensão mensal, quase a pensão, sem contar com o condomínio. Esta parte da cidade é só para gente rica? Estou a ver que a Câmara Municipal do Funchal julga todos por igual e nivela tudo por cima sem atender aos rendimentos de cada agregado familiar nem à idade do prédio. Talvez seja melhor eu emigrar para fora da Madeira! Para mim, com todo o respeito que a Câmara me merece, isto do imposto imobiliário que lhe pago significa um roubo que me está fazendo. Estão mexendo no meu magrinho bolso!Desculpem-me mas é assim que falo e nasci nesta terra, sem hipocrisias! Sempre trabalhei honradamente pela vida, não posso admitir que agora na etapa final da vida venha pagar um imposto como se fosse um capitalista.... Não andei a roubar ninguém no estrangeiro... nem Portugal ... nem em parte alguma!!! Pensem que esta Madeira não é terra de trabalhadores ricos! Pelo menos para quem é sério e honesto.

3 comentários:

Rui Caetano disse...

A Câmara julga todos como se fossem proprietários de um Hotel CS. É a lei do Miguel delfim.

amsf disse...

O Miguel Albuquerque tem a possibilidade de reduzir o IRS dos funchalenses e não o faz?! Em relação ao Imposto Imobiliário idem pois a legislação define um valor máximo e mínimo pelo que cabe às Camaras Municpais a última palavra. Como é evidente o sr. MA optou por um valor próximo do máximo! É fácil cumprimentar com o chapêu dos outros (União Europeia, Governo da República, etc) mas quando se tem a possibilidade de reduzir o IRS e IMI dos munícipes não se faz. O mesmo para o Governo Regional que tem os instrumentos legais para baixar os impostos sobre os produtos petrolíferos (combustíveis) e IRS dos madeirenses mas que não o faz. É bom governar à vontade mas com os custos políticos (aumento dos impostos) a serem suportados pelo Governo da República.

Woodworm disse...

Realmente não se pode agradar a todos...

Se a política de oferecer apartamenos a todos os que não querem trabalhar fosse alterada, se calhar tinhamos condições para equilibrar as contas... mas infelizmente a economia regional tende a ser dominada por uma percentagem cada vez menor de madeirenses...