quinta-feira, 12 de julho de 2007

Engenharias financeiras = endividamento encaputado

7/5/2007 16:29

O AJJ é um chantagista nato que faz da divisão entre Madeira e Portugal continental o sucesso da sua estratégia. Viu reduzido os apoios da UE mas virou-se contra os mesmos de sempre (Continente) pois sabe que politicamente tira dividendos desse conflito. Aliás, comporta-se como um beneficiário do rendimento mínimo que tivesse comprado um bom carro e com isso colhido a admiração da família (a qual ignora que recebe o rendimento mínimo). Perante cortes no "rendimento mínimo" vira-se contra a segurança social culpando-a por daquela maneira por em causa o seu novo estilo de vida (carro luxuoso). A Madeira neste momento tem cerca de 1800 milhões em dívidas de longo prazo. São pródigos em engenharia financeira. Constituíram empresas com capitais públicos (para fugir à lei do endividamento) mas nas quais não injectaram quase nenhum dinheiro, pelo contrário, usaram-nas para se endividaram junto da banca. São empresas que substituem o Governo Regional em investimentos públicos que se sabe não virem a ter retorno mas que o fazem como se isso viesse a acontecer. Daqui a 20 anos quando tiverem que pagar o capital o aval dado a essas empresas pelo Governo Regional será accionado e não sei como é que ele honrará os seus compromissos. As vias rápidas construídas por dinheiros da UE foram concecionados a privados. Da seguinte forma:(exemplo) a empresa vencedora entrega ao GR 500 milhões, em troca este paga a essa empresa 100 milhões por ano durante os próximos 10 anos. 500 milhões correspondem à dívida encapotada, 100 milhões aos juros dessa divida e os outros 400 milhões correspondem aos trabalhos de manutenção das vias. É só engenharias...é um jogo da pirâmide que mais tarde ou mais cedo vai desmoronar...os eleitores podem-se manipular mas as contas por pagar não. Infelizmente muitos de nós madeirenses não nos damos conta da forma como este "milagre económico" esta a ser feito!

5 comentários:

MMV disse...

Quando me conseguir explicar porque é que o ALLgarve teve uma compensação pelos cortes da UE... Eu ai percebo essa teoria da pseudo-engenharia...

E isso acontece em todo o lado... Engenharias financeiras vejo que o Governo quer fazer um aeroporto à força na OTA que por acaso são terrenos de notaveis do PS, e que por acaso compraram os terrenos como agricolas e agora querem vender como de construção (o senhor deve perceber mais disso do que eu, por isso deixo essa analise para si)... Não é a Madeira que está mal, nem o Governo Regional que está mal... Estamos é num meio assim onde todos tentam beneficiar as suas autarquias e regiões, e a Madeira não é excepção! E por termos um GRANDE LÍDER que sempre lutou pelos MADEIRENSES muitas vezes bem e outras vezes mal, os socialistas acham que é um alvo facil para ganhar votos no continente...

É tudo politiquices...

E pela Madeira e por Portugal, eu digo NÃO A ESTE PARTIDO SOCIALISTA!

amsf disse...

Baby Boy!

O PIB do Algarve em 2004 foi de 77,1%00, pouco mais do que os 75%00 que lhe permitiriam ficar integrado nas regiões de objectivo 1. Estas regiões recebem mais fundos da U.E.
A Madeira teve um PIB de 90,8%, valor muito acima dos 75%00 que lhe permitiriam ficar nas regiões de objectivo 1.
Os madeirenses devem agradecer a quem criou o Centro Internacional de Negócios e a quem não soube negociar atempadamente esta questão. O CINM contribui com c/ de 20% para o PIB da Madeira.
Resumindo: enquanto meia dúzia de advogados ganham centenas de milhares de euros con o CINM os madeirenses perdem milhões.
Entretanto é preciso que se saiba que o Governo Central também "compensou" a Madeira só que não o suficiente para substituir os fundos perdidos da UE.
Há c/ de dois anos o AJJ ameaçou rever a integração da Madeira na UE se lhe fossem aplicadas as regras previstas. Estaria a pensar integrar a "Comunidade Económica do Norte de África"? Entretanto os fundos foram reduzidos e ele meteu o rabo entre as pernas e atacou quem, politicamente, lhe dava mais jeito!
Numa terra de ignorantes um político destes é um sábio!

Blueminerva disse...

Vou publicar no meu blog o teu texto - com a devida referência à origem - porque acho que é de uma clareza e frontalidade que aprecio.
Cumptos

amsf disse...

Blueminerva,

Acabei de visitar o seu blog e achei-o interessante pelo que sinto-me honrado por me ter citado!

Talvez não tenha percebido mas o meu blog pretende "ampliar" as mensagens que encontro na internet e que acho interessantes por um ou outro motivo. Neste caso tenho que reconhecer que Noralis é o pseudónimo que uso no site referenciado e com isto reconhecer que o texto é mesmo meu. Faço aquilo que acabou de fazer ao públicar o meu texto no seu site:
http://perolasnocharco.blogspot.com/

Lá se foi a minha identidade no Caldeirão!

Blueminerva disse...

Perdoe a minha ignorância... fiquei tão entusiasmada com o que li, que nem me apercebi da falha.

Foi a primeira vez que passei por cá, mas tenciono voltar! Os meus parabéns pela lucidez de pensamento.
Cumptos