segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Guilherme Tell e a maçã blogosférica


Guilherme Silva - Cobardolas… flops… e outras coisas mais! in DN (Madeira)
Data: 11-11-2007

Todos sabemos a importância e a eficácia informativa que tem actualmente a "Net" e o mundo da "blogoesfera", como veículo privilegiado de comunicação. Pena é que haja uns "cobardolas" que, servindo-se dos blogues, se ocultam no anonimato, para injuriarem e difamarem tudo e todos, na convicção de que, escondendo-se, manter-se-ão impunes e poderão continuar a escalada difamatória de terceiros, sem que nada lhes aconteça. Fui alertado por amigos que receberam nos seus "e-mails" textos com as maiores falsidades sobre personalidades públicas, eu próprio incluído. Naturalmente que a circunstância de quem o faz, não dar a cara e escusar-se a assumir e a provar, publicamente, as mais graves afirmações ofensivas da honra e do bom nome de terceiros, revela, por si só, a sua total falta de credibilidade e de escrúpulos. Estão, porém, enganados, pois, felizmente, há vias técnicas e legais de os identificar, pelo que, da minha parte, não perdem pela demora e vão ter de responder, no momento e em sede próprias, pelo crime de difamação.
[...]

16 comentários:

amsf disse...

Talvez por não me contar entre os seus amigos não recebi os referidos emails pelo que tenho curiosidade em saber se as difamações são feitas ao deputado, ao político, ao advogado ou ao empresário, etc.
Se as difamações visavam o deputado pode ser que o processo obtenha resultados pois será pago pela Assembleia da República. Se tiver que depender da "carolice" do próprio ou dos seus sócios não vejo grandes probabilidades de sucesso. Esta gente só é competente à força de muito dinheiro. Quando trabalham por "desporto" não demonstram a competência que supostamente têem!

Anônimo disse...

O anonimato da Internet e dos blogs e a difamação são o reverso da medalha deste meio de comunicação que é a net. Há que aprender a lidar com estas coisas e estar sempre preparado para o pior...

Anônimo disse...

Sim, o Dr. Guilherme Silva não deve ter mais que fazer do que andar a enviar mails a si, logo a Sr. Dr. Spínola!

Anônimo disse...

Você ainda vai acabar preso Sr. Dr.!!!

amsf disse...

Caro mecânico saúl dantas

Não fazia ideia de que o sr. Dr. Guilherme Silva andaria a enviar emails difamatórios sobre si próprio. Sinceramente olhe que essa acusação é grave.
Sr. saúl dantas, afirmar que o dr. Guilherme Silva envia emails difamatórios sobre si próprio e que posteriormente vem para os jornais fazer-se de vitíma é grave. Diria mais, pode ser considerado difamação e espero que esteja preparado para provar o que afirmou no caso do Dr. Guilherme Silva o processar!

Anônimo disse...

Caro Sr. Dr. AMSF,

Você é burro ou faz-se?!!
Não lhe ensinaram a leitura e interpretação de texto no sítio onde lhe ofereceram o "canudo"?!!

PS: mecânico com muita honra, obrigado.

amsf disse...

O Dr. Guilherme Silva escreveu:
"Fui alertado por amigos que receberam nos seus "e-mails" textos com as maiores falsidades sobre personalidades públicas, eu próprio incluído."

Eu, amsf, ecrevi:
"Talvez por não me contar entre os seus amigos não recebi os referidos emails [...]"

saúl dantas respondeu:
"[...]o Dr. Guilherme Silva não deve ter mais que fazer do que andar a enviar mails a si [...]"

-Apresentadas as "provas", Excelentissimo júri, quem é que é burro, quem é que não saber ler e interpretar textos!?

Anônimo disse...

Desculpe Sr. AMSF, você não é burro, apenas não sabe interpretar mínimamente a língua do país que você tanto adora...

NOTA::"A si", forma do pronome. pessoal de 2ª pesoa que desempenha a função de complemento (tratamento formal): Não se trata de mim, trata-se de si.;

"In Dicionário da Língua Portuguesa"

amsf disse...

"O Dantas saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias pra cardeais, saberá tudo menos escrever que é a única coisa que ele faz!"
in MANIFESTO ANTI-DANTAS

Vou-lhe explicar muito devagarinho pois suspeito que é rápido a responder a coisas que não leu com atenção.

O Dr. Guilherme Silva "lamentasse" porque alguns dos seus amigos têm recebido emails difamatórios sobre a sua pessoa e sobre os quais deram-lhe conhecimento.

Eu comento que não tive acesso a esses emails talvez por não me contar entre os amigos do Dr. Guilherme Silva. Irónicamente pressuponho que só os amigos do Dr. Guilherme Silva é que receberam esses emails.

O Sr. saúl dantas intervém afirmando que o Dr. Guilherme Silva tem mais que fazer do que me enviar emails.

Na sequência das suas afirmações concluo que pensa que o Dr. Guilherme Silva é que anda a enviar emails difamatórios aos seus próprios amigos sobre sí mesmo e agora chama-me burro afirmando que não sei ler e interpretar?!

V. Excia é que não estando dentro do assunto interpretou a minha seguinte afirmação "Talvez por não me contar entre os seus amigos não recebi os referidos emails [...]" como se eu esperasse receber os referidos emails enviados pelo Dr. Guilherme Silva.

Menos precipitação S.F.F....não é que não necessitemos de uma chuvinha! LOL!

MMV disse...

Venha cá... Na Éire chove... ehehe... Isto está duro... está... está... eheheh

Quando eu chegar à Madeira, há algum livro sobre biomaterais na UMa? Nomeadamente sobre "Ethylene Vinyl Acetate"/Implanon?! é que estou a fazer o projecto... e espero conclui-lo antes da noite do mercado... eheheh...

Se tiver um tempinho livre... Podia-me ver isso?!

MMV disse...

(Estou a brincar... mas se encontrar... diga-me alguma coisa... ehehe)

Anônimo disse...

Sr. Dr. AMSF,

Eu não sei gramática, não sei medicina e muito menos saberei fazer "ceias p'ra cardeais" já que nisso, parece-me, V.Ex.a será especialista visto que tem todo o aspecto de quem passou a infância debaixo da batina de um padre, sabe-se lá a fazer o quê...
Efectivamente não sei escrever Sr. Dr. (não passo de um modesto mecânico, não se esqueça) mas, comparado com V.Ex.a, serei certamente um Eça de Queirós.
O que sei fazer muito bem Sr. Dr. é o meu trabalho, disso não duvido.
Mais, acrescento, as minhas vindas à internet, não as faço no meu horário de trabalho, à "pala" do erário público. Certo?

PS: Você realmente faz umas deduções brilhantes!
O que queria dizer no meucomentario e que parece você não conseguiu atingir, é que você não é ninguém para o Dr. Guilherme Silva dar-se à maçada de lhe enviar e-mails. Acha que o homem não tem mais que fazer?!!!

Rui Caetano disse...

Ainda não percebi a onda de contestação contra os "anónimos" da blogosfera.
O dr. Guilherme Silva deve é estar preocupado com mais esta forma livre de manifestarmos as nossas opiniões sem sensura.
Quem sabe se ele se prepara para proibir a existência de blogues? Quem sabe se vai pedir ao seu AJJ para criar uma lei contra a internet, qual governo Chinês?
A ver vamos.
Será o primeiro passo para a independência!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

amsf disse...

Caro Engenheiro Mecânico

Quando acabar de escrever os seus Maias não se esqueça de oferecer um exemplar à biblioteca da UMa.

Como é evidente sei o que é que pretendia dizer e também sei que não leu devidamente a notícia do DN bem como o meu comentário pois se o tivesse feito não teria respondido que "o Dr. Guilherme Silva não deve ter mais que fazer do que andar a enviar mail a si [...]" pois em ponto algum é afirmado que ele teria enviado emails a alguém!

Porque já gastei demasiado com este assunto à "pala" do meu erário privado fico por aqui...

Anônimo disse...

Dr. Rui Caetano

Gostaria de ser ofendido com mentiras graves num blog anónimo e covarde?
Francamente... desilude-me.
Anonimato sim, mas sem ofensa, calúnia, etc.

Anônimo disse...

Caros Amigos do PS-M:
Imaginem que o vosso advogado, por exemplo, faz um blog anónimo, finge-se do PSD mas é de extrema esquerda, e perdeu a "mama" do eventual Governo PS, mas quer vingar-se.
Fá-lo anonimamente com mentiras contra vós, vossa família, a vossa profissão, etc.
É isto aceitável?
Faz sentido que blogs sérios publicitem blogs anónimos criminosos? NÃO!

E a VERDADE e a COERENCIA vêm sempre ao de cima...