sábado, 24 de novembro de 2007

Pobreza: os números podem atraiçoar

amsf in http://www.besoirar.blogspot.com/
Qui Nov 22 2007

É preciso que os madeirenses tenham consciência de que a Segurança Social está regionalizada no entanto todas as verbas que ela gere são transferidas pela República. Pensões, Subsídios de reinserção (Rendimento mínimo), abono de família, redes de apoio aos idosos, subsídios às Santas Casas da Misericórdia e a todas as instituiçes da carácter social (religiosas e laicas, etc). Resumindo: o Governo Regional cumprimenta com o chapéu da República.
Dito isto devia ficar por aqui mas porque tento ser intelectualmente honesto vou tirar as devidas ilações. Da mesma forma que se criou o Centro Internacional de Negócios sem suspeitar sequer das consequências que isso teria para o PIB e consequentemente para os enormes fundos da UE, não se pensou que uma certa "generosidade" posteriormente teria consequências estatísticas e políticas. É verdade que há muita pobreza na Madeira mas essa pobreza só tem tão elevada expressão estatística (22%, 55.000 pobres) porque o Governo Regional e a Segurança Social aproveitaram-se do facto do dinheiro ser proveniente da República para serem mais generosos e tolerantes nomeadamente nos critérios de pobreza. Tenho a impressão que este facto poderá ser constatado especialmente na atribuição do actual Rendimento de Inserção, anterior Rendimento Mínimo. Um estudo estatístico certamente permitirá constatar que nos meses anteriores a eleições os critérios de atribuição deste subsídio eram pouco rigorosos para voltarem a serem apertados meses depois das eleições. A minha conclusão é que o Governo Regional está a ser vítima de uma armadilha que ele próprio criou. Se todos estes subsídios viessem directamente do orçamento regional certamente que a Segurança Social madeirense, quotidianamente, não reconheceria tão elevado número de pobres. É fácil cumprimentar com o chapéu dos outros, manter uma reserva de votantes que vivem na dependência do governo, no entanto podemos ser atraiçoados pelos números!

Qui Nov 22, 11:05:00 PM 2007

9 comentários:

Anônimo disse...

A solução pra ter números mais reais de tudo na Madeira é fazer um censo regional pela via electrónica. Pela net e anónimo. assim se poupavam custos. Punham as juntas de freguesia ou coisa parecida a fazer e os que tinham net, faziam-no desde casa. Como raio se pode governar uma região baseado-se em números do censo de 2001 ?? desde então tanta coisa mudou... porra so mesmo na Madeira... lol

Anônimo disse...

Por falar em Segurança Social, "diz que" há um(uns) certo(s) líder(es) da oposição aqui na Madeira que estão em muito maus lençóis no que concerne a este assunto.
"Diz que" o dito Sr. conta com um processo (mais um) em tribunal por ter levado à falencia uma empresa, deixando avultadas dívidas à Segurança Social.
E é esta "coisa" que anda sempre de dedo em riste a apontar os defeitos aos outros! Quem tem telhados de vidro...
Que me diz a isto Sr. Dr. António Manuel Spínola de Freitas?!!

amsf disse...

Porque o sr. saúl dantas é uma pessoa corajosa e honesta muito me admira que lance a suspeita sobre todos os líderes da oposição e tenha receio de os identificar.

Se ao contrário do que eu penso, o sr. saúl dantas é efectivamente intelectualmente desonesto e cobarde, não devia recear qualquer represália pois na práctica é um anónimo.
Mesmo que fosse tecnológicamente possível identificá-lo não corria o risco de ser perseguido pelo PSD/M. O máximo que lhe podia acontecer era ser agraciado pelo AJJ com uma estrelícia dourada!

Anônimo disse...

É óbvio que me refiro ao Sr. Presidente do PS-madeira, o charlatão / aldrabão / caloteiro / mentiroso / etc. Dr. João Carlos Gouveia, Sr. António Manuel Spínola de Freitas!!
Quando isto "explodir" cá para fora vai ser o bom e o bonito, vai vai...

PS: Ah eu sou cobarde?!! Não sou eu que "assino" os meus comentários com iniciais...

amsf disse...

amsf disse:
"Se ao contrário do que eu penso, o sr. saúl dantas é efectivamente intelectualmente desonesto e cobarde [...]"

Como vê não o chamei de cobarde no entanto admira-me que tenha ficado ofendido com a hipotética acusação de cobardia mas não com a hipotética acusação de intelectualmente desonesto!

Ao contrário de si, e não estou a pedir que revele a sua identidade, as minhas iniciais conduzem a um blog no qual publico "material" que permitiria me identificar.

Quando me trata pelo meu nome completo vê-me desmenti-lo?

Anônimo disse...

Confirme-me só uma coisa Sr. AMSF, (se não se importar, naturalmente): Sabia ou não desta situação?
Pergunto isto porque todos sabemos da sua proximidade familiar (e não só) a uma das figuras maiores do PS-Madeira...

amsf disse...

Como já deverá ter percebido, não fujo às questões. No entanto não posso responder a uma pergunta que não foi feita!
Terá que ser mais claro na "acusação" pois não faço a mínima ideia a que "situação" se refere!

Quanto à suposta e privilegiada ligação a uma das maiores figuras do PS-Madeira deixe que lhe responda desta forma:
O meu interesse pela política é anterior ao despertar para a política da parte dessa "figura maior do PS-Madeira";
A minha ligação ao PS como independente nunca me trouxe qualquer vantagem económica, social, profissional, etc. Somente moral e "intelectual" perante mim mesmo;
Os meus comentários na blogosfera não seguem qualquer estratégia maquiavélica que vise beneficiar o PS/M. Prova disso mesmo é este post que acaba por afirmar que as estatísticas exageram o número de pobres existentes na Madeira pelo simples facto do Governo Regional estar a aceitar como pobres pessoas que não aceitaria se os dinheiros e serviços que distribui fossem seus.

Anônimo disse...

Sr saul dantas: essa historia do JCG está mal contada, praticamente toda a gente tem conhecimento desse caso e não há nenhuma bomba por rebentar. Você anda muito desactualizado. O sócio dele foi ainda pior do que ele, por isso, não se deve andar a falar nesse tipo de assuntos aqui porque é pura especulação já que não temos conhecimento de todos os factos e numa região como a madeira, sem se estar protegido pela capa alaranjada do AJJ, é muito fácil levar uma empresa à falencia. Por isso Sr. Saul dantas, não cuspa para o ar porque pode cair-lhe na cara.... Ah pois, você está no pê-pê-deia, tem onde ir roubar para pagar tudo... lol. Se JCG tem processos encima, é mais uma perseguição do sistema do que propriamente uma causa... O outro socio dele morreu e já tinha fugido pra fora, por isso não se sabe quem tem mais culpas no cartório e digamos que isso não é nenhum assunto que tire credibilidade a JCG porque TODOS os dias há empresas na Madeira a falir e a deixar calotes e os maiores caloteiros da Madeira são o G.R. e os meninos do seu PSD-M!

Anônimo disse...

Oh Sr. Alexandro Pestana,

Por acaso não tenho qualquer partido (Deus me livre e guarde)! Mais, na minha opinião, são TODOS, mas mesmo TODOS, independentemente da cor política, uma cambada de aldrabões, intrujões, etc., etc. Pior e mais grave é quando aqueles que se dizem alternativa também padecem dos mesmos males!
Se o assunto é antigo ou não, bem, até posso estar mal informado, mas ao que sei, há novos desenvolvimentos para breve. E será bomba sim Sr.
Não tenho qualquer pudor em "atacar" JCG ou outro da oposição porque não tenho dúvidas de que aqueles são os principais responsáveis pelo facto do partido do poder fazer o que quer e entende nesta Região, dada a mediocridade da oposição por eles realizada...
Temos um líder da oposição caloteiro, aldrabão, intrujão e incompetente e isto não é grave?!! Realmente devo estar a ver o Mundo ao contrário!