quinta-feira, 21 de junho de 2007

Bispo pouco humilde

Maria Fernandes Santos in Diário de Notícias (Madeira)
Data: 20-05-2007


Devo começar por dizer que sou uma pessoa católica não praticante (se é que se pode assim chamar - ou se é católico e se pratica ou não se pratica e nessa altura não se é católico). Digamos que fui educada e cresci católica e que actualmente, apesar de continuar a ter muita fé em Deus, não tenho "fé" na maioria daqueles que representam a igreja. Ao ler as afirmações do Bispo cessante fico mais arraigada nas minhas convicções. Recordo-me de ouvir uma passagem da bíblia que diz "Todo aquele que se exalta será humilhado e todo aquele que se humilha será exaltado". Ora o Sr. Bispo fez o seu próprio elogio! "Deixou a Igreja mais rica em todo o sentido"??? Não vale a pena mencionar a inúmeras vezes em que "empobreceu" a Igreja com as suas atitudes. De qualquer modo, será que lhe cabe a ele fazer esta afirmação? Será que não tem consciência da pouca simpatia que o povo nutre por ele? E certamente que não é por ser madeirense, mas sim pela distância que sempre manteve daquele que deveria ser o seu povo. Sempre teve uma atitude de arrogância, com laivos de hostilidade. Ensinaram-nos que devemos amar o próximo. Quando é que o Sr. Bispo demonstrou algum amor? Mais, não tenho dúvidas de que terá deixado o episcopado mais rico financeiramente. Não é de surpreender, pois há relativamente pouco tempo o Sr. Bispo afirmou que não compete à igreja fazer caridade... Pois, não lhe compete fazer caridade, antes pelo contrário, o Sr. Bispo orgulha-se da riqueza que acumulou para quem o suceder, como se isso fora um grande feito. Que o próximo bispo não viva no mesmo pedestal, que viva mais na terra entre o povo, são os meus sinceros votos.

Um comentário:

amsf disse...

A Igreja na Madeira tem terrenos agricolas dispersos no entanto não recebe subsídios…Pesquisei por igreja, paróquia, congregação e fabrica e nada. No continente a igreja recebe através das suas “fabricas”. D. Teodoro considerou-se um bom administrador mas parece-me que os administradores locais das propriedades da Igreja ficam com os subsídios ou esta não se candidata por desconhecimento!